Sobre

Você é muito mais do que um mero consumidor ou produtor, você tem conhecimento, história, desejo, experiência, ... e aqui você é respeitado por isso.

O Coletivo Alimentar é um lugar para comer comida, fazer comida, comprar comida e falar sobre comida. É uma plataforma para troca entre produtores, comensais e entusiastas da cultura alimentar. 

O Coletivo são os produtores, os empresários, os cozinheiros, ​os clientes. Somos nós... é você.

Neste espaço convivem diversos ambientes:

O Balcão: Um misto de café, bar e lanchonete (sem ser nenhum deles), em que as pessoas podem comer e beber diversas delícias e muitas vezes compreender toda a cultura e os processos envolvidos na produção daquele alimento/bebida.

A Oficina: Um local para eventos, cursos, mesas redondas, experimentos, palestras e tudo o que a imaginação permitir. 

A Venda: Uma vitrine com produtos de origem, com destaque para os produtores locais. Todos os produtos aqui são selecionados, provados e aprovados antes de serem aceitos. Temos a preocupação de apresentar produtos que ultrapassem a mera condição custo/benefício, mas que acrescentem algo a mais. Temos a preocupação de sermos coerentes em termos sociais, ecológicos e culturais, respeitando todas as "tribos" e abraçando todas as ideias que possam contribuir para nossa cidade e região. 

Mas nós acreditamos que o contexto da comida vai além...

Os Escritórios: Para instituições ligadas a gastronomia, com "aquários" que proporcionam todo o foco e as facilidades de um escritório convencional, mas com uma rede de produtores e entusiastas da cultura alimentar, um balcão para expor seus produtos e um local para organizar eventos sempre à mão, bem como uma biblioteca gastronômica  e um estúdio de fotografia culinária.

Temos também um pequeno Jardim  de temperos e hortaliças com planos ambiciosos de se tornar um grande teto verde, constituído de verdadeira horta orgânica urbana.

Por fim, uma Cozinha aberta – um projeto de cozinha industrial equipada, colaborativa e aberta, parte integrante do projeto Nossa Cozinha.

E por que tudo isso vale a pena?

O Coletivo Alimentar está diminuindo a distância entre o consumidor e o produtor, valorizando cada produto e sua história, cada cliente e suas experiências, nossa cultura e nossos alimentos.

Se você acredita que isso vale a pena, venha fazer parte disso tudo. Venha falar, ouvir, comer e beber, plantar e colher, venha se divertir, relaxar, ou... só venha nos ver.